19 de outubro de 2009

Quando se perde o controle

Um helicóptero abatido e oito ônibus em chamas. Roteiro perfeito para qualquer filme de ação. Essa cena poderia ser rodada em qualquer guerra civil. África? Ásia? Não, América do Sul. Mais precisamente no Rio de Janeiro, cidade que há menos de 15 dias havia sido escolhida como palco dos jogos olímpicos de 2016. Quando a cidade ainda respirava ares de prosperidade e desenvolvimento, os bandidos aparecem para relembrar que a cidade ainda tem um longo e perigoso caminho a percorrer.

A polícia sabia que haveria um confronto entre facções rivais, porém se declarou incapaz de conter o embate. Quando o Estado se diz impotente diante de qualquer situação, está na hora de uma reavaliação. O Rio de Janeiro vem afundando em violência há alguns anos. Muito por culpa de governos estaduais que sucessivamente sucatearam o aparelho policial e esqueceram-se do contexto social. Ultimamente a situação parecia melhorar, com a pacificação de algumas favelas e maior atuação da PM. Contudo esse último episódio mostrou que, embora melhor, a história continua complicada.

A grande interrogação é o futuro. Até quando o carioca silenciará diante dessas barbáries? Quando o governo se comprometerá em acabar com esses descalabros? Cada vez que uma pessoa decide não sair de casa com medo de violência ela perde um pouco da sua cidadania. O Rio, que há pouco tempo sonhava em ser cidade do futuro, acorda em um presente aterrador.


Helicóptero em chamas (Foto: Agência O Globo/Fabiano Rocha)

Um comentário:

  1. Mateus:
    Acabo de ler o seu blog "O Rabisco - Rascunhos de um futuro jornalista". Parabéns, bom começo.
    Minha sugestão: em seu caminho para se tornar jornalista tome cuidado em não cair na mesmice e repetir o que a grande mídia publica e "martela a toda hora",seja em política (Lula, PT, esquerda, etc), como em outras áreas (Pré-Sal,Honduras, esportes, juros, etc).
    Procure, em seu texto, trazer informações ao leitor, e, para isto, v. precisa pesquisar, ralar, ralar muito, e apresentar o "outro lado". Por exemplo: pesquise e noticie o que levou o Lula a se aliar ao Sarney? Por que o Lula fez isto? O outro lado (PSDB,DEM...) também faz ou fez o mesmo? E tenha em mente o seu papel: quem ganha e quem perde com a sua matéria.
    (Vejo muita notícia somente criticando o Lula e Sarney e não o passado e presente de Governos do PSDB e DEM que fazem o mesmo para ganhar eleição a qualquer custo. O que você queria, que o Lula e PT sempre fossem santinhos e perdessem todas as eleições...A luta pelo poder, salvo raríssima excessões, é brava, é coisa de "gente grande", vide a última campanha nos USA e o que a oposição republicana faz com o Obama).
    Cuidado com Veja, Isto É, o Glogo...tenho exemplos sofríveis de suas matérias.
    Comece a montar a sua rede de informações como alternativa à grande mídia. Não se contente com o que está "visível" na sua frente. E busque a informação desprovido de pré-requisitos. Ser um profissional imparcial é uma vantagem que nem todos irão ter, é um grande diferencial.
    Abraços,
    João Jerônimo

    ResponderExcluir