9 de março de 2010

Radicalismo Pay-Per-View

Há quase uma década, um programa televisivo vem despertando variadas opiniões nos brasileiros: o Big Brother Brasil. O Reality-Show importado pela Globo ganhou calorosa recepção por aqui e aninhou-se: já está na décima edição.
Não sou desses que enxergam a atração como “lixo alienante”. É até divertido. Acompanho de vez em quando, mas também não vejo nele grande relevância cultural. É um entretenimento fácil. Que, descontadas as canastrices dos participantes, mostra como as relações humanas são complicadas. Além, claro, das gostosas. Tem a mesma função “relaxante” dos filmes pipoca da Tela Quente e grande potencial para virar assunto em bares e filas de banco. Só isso. Ou pelo menos deveria ser só isso.
Mas o negócio ganha contornos de seriedade: fãs de diferentes participantes ofendem-se pela internet; acusam a Globo de manipulação (apenas no BBB, que fique claro); um blogueiro oferece prêmio de 50 mil reais para eliminar um competidor; fãs (???) tatuam (!!!) assinatura de ex-BBB... Inacreditável: uma turma tão bovina com outros assuntos veste-se de Ho Chi Mihn quando o Bial começa a filosofar.

            
Épica batalha entre um Dicésarista e um Douradiano em algum fórum da internet.

Das duas uma: ou essa galera relaxa e começa a ver o programa como vê uma novela, ou confinar a nossos deputados, submetê-los à provas de resistência e dar festas temáticas pode surtir algum resultado.

ps.: Assunto muito bem sugerido por @afonsomsoares

2 comentários:

  1. Sempre achei que política e BBB deveriam andar juntas, ninguém consegue ser fake 24h por dia...
    Tipo, eleições pra presidente, confina os candidatos, ao invés das propagandas eleitorais, a gente vê o dia-à-dia deles...e quem vencer, fica com o cargo. Não é sensacional?

    ResponderExcluir
  2. Genial, Anne. Imagina o Serra e a Dilma numa prova de resistência bolada pelo Boninho? Ia entrar pra história da política e da tevê brasileira ao mesmo tempo! Gente, cadê o Tribunal Superior Eleitoral que não pensou nisso ainda?

    ResponderExcluir